SISTEMA AGROFLORESTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sistemas agroflorestais se baseiam na interação e cooperação natural entre espécies vegetais, animais, aves e micro-organismos que, em simbiose, produzem energia vital e fertilizantes naturais que tornam o sistema autossustentável, como ocorre nos ambientes naturais e florestas nativas do planeta.

Na Fazenda São Pedro o Sistema Agroflorestal (SAF) foi desenvolvido para as particularidades do eco sistema do Vale do Ribeira. A composição e variedade das espécies vegetais foi idealizada para os objetivos de produção de alimentos e de madeiras de lei definidos pela empresa. Gramíneas e leguminosas foram pesquisadas, testadas, selecionadas e plantadas no SAF para a produção de biomassa, que é continuamente agregada ao solo para decomposição. A biomassa protege o solo e possibilita que se desenvolva microorganismos que geram fertilizantes e nutrientes naturais que fazem as plantas do sistema produzirem produtos mais saudáveis e mais ricos em nutrientes que os produtos das monoculturas tradicionais. O acompanhamento científico da bioquímica do solo tem atestado a contínua regeneração e recuperação da vitalidade do mesmo, o que tem melhorado a fertilidade e a saúde ambiental de todo o agro ecossistema, inclusive contribuindo para a recuperação dos recursos hídricos e o equilíbrio natural de todas as espécies.

O sistema agroflorestal é o novo paradigma da agricultura brasileira que apresenta uma alternativa sustentável e revolucionária à monocultura tradicional, baseada em adubação química e agrotóxicos nocivos à saúde e aos ecossistemas.

Selos
  • Site Seguro

Floresta Viva Comercio de Alimentos S.A - CNPJ: 24.807.710/0003-58 © Todos os direitos reservados. 2021